Home
Quem Somos    |    Produtos    |    News   |    Fale Conosco
 
Água Santa Inês
News
13 de agosto de 2015 - Dicas
ÁGUA, O COMBUSTÍVEL DOS CORREDORES CAMPEÕES
Por: Santa Inês

 

Muitas pessoas dizem que para reconhecer um corredor basta saber se ele leva uma garrafinha de água na bolsa. O líquido é um grande aliado da performance e deve fazer parte dos treinos de todos aqueles que se dedicam às passadas. Cerca de 60% do corpo humano é composto por água. Só por esse dado já dá para entender a importância que ela tem para a vida. E quando o assunto é corrida (ou qualquer outra atividade física) essa bebida ganha ainda mais importância.

 

É a água uma das responsáveis por melhorar o desempenho do corredor e por proteger sua saúde. Durante o esforço físico a temperatura corporal aumenta rapidamente, para amenizar o calor o corpo produz suor. Se essa perda de água (que tem o objetivo de dissipar o calor gerado durante a corrida) for maior que 2% do peso corporal, você sentirá mais fadiga. Isso porque nesse processo você perde líquido e alguns minerais (como o sódio e o potássio), que são muito importantes para o bom funcionamento do organismo. Assim, além de ocorrer a desidratação, o organismo pode sofrer com a elevação da frequência cardíaca, queda do desempenho, dores musculares, câimbras e hipertermia.

 

Por isso, fique atento à reposição adequada de líquidos. Uma boa hidratação mantem o nível do desempenho do corredor e pode evitar o surgimento de lesões, tendinites, câimbras, e distúrbios digestivos. Lembre-se, sempre, que a água mantém o metabolismo funcionando corretamente, melhorando o seu desempenho.

 

Como a água deve ser ingerida?

A Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva recomenda que o corredor inicie a hidratação com 250 ml a 500 ml de água duas horas antes do exercício, e mantenha a ingestão de líquido a cada 10 min a 15 min durante as passadas. O volume a ser ingerido nesses intervalos varia de acordo com a quantidade de suor produzido, mas geralmente fica próximo a 8ml, o que significa que você precisará de apenas alguns goles da bebida enquanto corre para manter-se bem hidratado. O ideal é que a temperatura da água esteja menor que a do ambiente, em torno de 15ºC a 22ºC, para ajudar a baixar a temperatura corporal. Mas não exagere na temperatura, pois quando o líquido está muito gelado você pode sentir desconforto gástrico.

 

De forma geral, em corridas até 5 km apenas a água é suficiente para a boa hidratação do corredor. Acima disso (ou após a primeira hora de exercício), o uso de gel de carboidratos junto com a água, assim como a reposição de sais minerais com isotônicos, pode ser necessária. A reposição de carboidrato deve ocorrer entre 30g e 60g de glicose por hora de atividade.

 

Uma dica: assim como você deve se preocupar com a ingestão hídrica, também precisa estar atento para não exagerar. O excesso de água faz com que a concentração de sódio no sangue baixe, além de gerar um aumento do peso corporal ao final do percurso.

 

Por fim, após o exercício, continue ingerindo líquidos para que sejam supridas as perdas adicionais pela urina e sudorese, evitando um déficit de água corporal que pode provocar dores musculares.

 
 
Água Santa Inês
Quem Somos
Fale Conosco
 
Garrafas PET
Garrafa 510 mL sem gás
Garrafa 510 mL com gás
Garrafa 1,5 L sem gás
 
Copos e Galões
Copos
Galões
 
 
Matriz/Polo Industrial
Estrada Sete Copas, s/n Km 6 - Zona Rural
Presidente Prudente/SP
(18) 3311-0104
  • Quem Somos
  • Produtos
  • News
  • Atendimento
Água Santa Inês
2024 © Todos os direitos reservados